"Eu nunca fui menina! Sou um trans!" dirá Ivana em 'A Força do Querer'

Ivana contara para a família que é trans (TV Globo/Reprodução)
Começa a ir ao ar nesta segunda-feia (28) o momento mais importante para a vida de Ivana (Carol Duarte), personagem trans na novela "A Força do Querer", de Gloria Perez que busca a sua identidade de gênero.

Ivana contará para a família que não se identifica com o corpo feminino e anunciará a transição de gênero - o que na novela é chamado de passagem. Ivana abrirá o jogo para a família, após ter sido encurralada ao descobrirem os hormônios que tem injetado no corpo.

"Eu nunca fui menina! Sou um trans!", dirá Ivana para a família. As cenas estão sendo mantidas em sigilo, embora muitas coisa tem sido adiantada pela imprensa brasileira.

TRANSIÇÃO

Após contar para a família Ivana vai definitivamente assumir sua identidade masculina, como Ivan. A filha de Joyce vai cortar o cabelo e passará a enfrentar as mais duras reações dentro da própria família.

A cena do corte de cabelo de Ivana foi gravada na quarta-feira da semana passada e foi noticiada pela emissora com a divulgação de imagens da cena e do resultado final.

IDENTIDADE

Com a identidade masculina, GERALDOPOST - site que edita #GENEROSX - passará a tratar Ivana definitivamente como Ivan, o termo masculino como "o", "ele" e "filho" serão então abordados pelas postagens definitivamente, em busca de representação e em respeito á identidade de gênero da personagem.

ESTUDO

A personagem Ivana é o tema central do trabalho de conclusão de curso de GERALDOPOST, editor deste blog. "A Identidade de Gênero na Novela 'A Força do Querer' - Salvando vidas no Horário Nobre" é um estudo sobre como a abordagem referente aos transgêneros/transexuais, travestis e transformistas está sendo analisada.

GERALDOPOST tem feito postagens especiais sobre o assunto e convidados pessoas para comentar a novela ou cenas da novela, como Paulo Alencar, psicólogo, que escreveu sobre a descoberta de Ivana perante à sua sexualidade, que não foi alterada. Na novela Ivana é apaixonada por um homem cisgênero - pessoa que se identidade com o gênero de nascimento - e não sabia como lidar com isso.

O artigo "Ser trans não é, necessariamente, ser homossexual", Alencar explica como a sexualidade e a identidade de gênero não são coisas opostas e que nem todo transexual/transgênero é homossexual.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.